2013



INDIRECÇÕES GENERATIVAS


InDirecções Generativas é um encontro internacional de artistas e investigadores em Estudos de Performance apoiado pelo programa de Regional Clusters da Performance Studies international – PSi, que terá lugar de 5 a 8 de Setembro de 2013, em Montemor-o-Novo no Espaço do Tempo e em Lisboa no Teatro Maria Matos, no dia 10 de Setembro.
Organizado pelo baldio, teve a gestão do projecto pelo projecto BUH!

A diversidade de actividades teóricas – plenários e conferências – e práticas – sessões de trabalho –, aliada aos tempos conviviais e participativos que a prática da hospitalidade nos permitiu proporcionar como parte integrante de um fazer conjunto promoveram uma qualidade afectiva no ambiente de trabalho extremamente produtivo. Esta qualidade afectiva reflectiu-se na qualidade reflexiva e criativa em diferentes momentos do encontro, semeando laços de colaborações futuras.

Investigando a relação entre “formas de vida”, arte, sociedade e política, Indirecções Generativas visa explorar as potencialidades que o campo dos Estudos de Performance oferece na abertura de um espaço crítico situado entre as Ciências Sociais, as Humanidades e a Arte, dando voz a epistemologias contra hegemónicas e unindo teoria e prática. Indirecção torna-se, assim, um campo magnético que se move entre a teoria e a prática, desafiando fronteiras disciplinares para questionar formas de receber o campo dos Estudos de Performance em Portugal.

O modus operandi deste evento internacional foi a ideia de hospitalidade, um fazer entre todos, construindo assim um diálogo cujas fronteiras serão necessariamente alargadas. Interrogamos-nos como receber os Estudos de Performance neste momento em Portugal, problematizando o contexto de onde vimos e as possibilidades produtivas do que poderemos ser.

InDirecções Generativas |  PSi Regional Research Cluster

Portugal | Montemor-o-Novo, 5 a 8 de Setembro 2013 | Lisboa, 10 de Setembro


FICHA ARTÍSTICA
Curadoria: Ana Bigotte Vieira, Ana Pais, Ricardo Seiça Salgado
Participação na primeira fase do projecto: Pedro Manuel, Manuel Henriques
Participantes: Ana Mira, AndLab (João Fiadeiro e Fernanda Eugénio), Beatriz Cantinho, Buala, Casa do Vapor/Exzyst (Alex Romer e Sofia Costa Pinto), Clarinda Mac Low, Katarina Paramana  and Gigi Argyropoulou / Encounters in Syncronous Times – PSi Regional Cluster Meeting  Athens, Iris Van Der Tuin, José Alberto Ferreira, Maaike Bleeker, Nicholas Ridout, Paula Caspão, Paulo Raposo, Pedro Manuel, Rogério Nuno Costa, Silvia Pinto Coelho, Susana Mendes Silva, Joana Braga, StressFM, Teresa Fradique, Vera Mantero e CICS, Verónica Metello + entre 12 e 16 participantes escolhidos por candidatura.
Open Call:  Participants nacionais seleccionados: Marta Bernardes, Teresa Luzio, Cláudia Madeira, Maira Santos, Bruno Caracol, Catarina Laranjeiro, João Garcia Miguel, Ana Monteiro, Maria Carneiro, Cátia Leitão, Jorge Louraço Figueira, Isabel Bezelga Participants internacionais seleccionados: Laurelann Porter, Mi You, Luciana Hartmann, Dani d’ Emilia.
Organização: Ana Bigotte Vieira, Ana Pais, Ricardo Seiça Salgado, Beatriz Cantinho
Produção e Comunicação: Beatriz Cantinho, Pedro Pires, Ana Bigotte Vieira, Ana Pais, Ricardo Seiça Salgado.

Organização: baldio

ENTIDADE DE GESTÃO: projecto BUH!

logobuh_w_web
logo_et    logo maria matos    atelierreal_LOGO
logo-psi  dg artes_logo logo fundação calouste gulbenkian
PARCERIAS: stress.fm | BUALA
     logobuala_net




MITO DE ORIGEM DO KAMALHÃO
e
UMA pequena GRANDE HISTÓRIA DO ROCK EM PORTUGAL
performance


Duas performances concebidas exclusivamente para o Festival Kamalhão Rock Fest 2013, que acontece em S. Silvestre - Coimbra, 5 e 6 de Julho. As performances foram realizadas no intervalo dos concertos.

SINOPSE
O Mito de Origem do Kamalhão é uma spoken word acompanhada à guitarra. Inventa-se o mito que supostamente explica e justifica a realização do festival. Por ser um mito, o texto da performance faz uso de um imaginário ancestral e pristino, encadeando o drama com vista a formular uma mensagem moral a todos aqueles que se possam identificar simbolica e pragmaticamente com as gentes da região.
ver Mito de Origem do Kamalhão

Uma pequena Grande História do Rock em Portugal é igualmente uma spoken word acompanhada musicalmente. Pegando nos sessenta anos de história do rock feito no país, dá igualmente conta do contexto  social que o vai justificando, homenageando com orgulho todos os rockers da cidade de Coimbra.
ver Uma pequena Grande História do Rock em Portugal

FICHA ARTÍSTICA
Concepção: Ricardo Seiça Salgado
Performers: Ricardo Seiça Salgado, Bruno Relva




PRECONCEITO ZERO - PUBLIGUALDADE
exposição de fotografia



SINOPSE
"Tendo por base o desafio de interpretação da questão das representações de género nos media, assim como as assimetrias e estereótipos a que as mulheres são predominantemente sujeitas na linguagem publicitária, a exposição PUBLIGUALDADE pretende interagir e interrogar o público visitante apelando à desconstrução e reflexão em torno desta temática.

Utilizando o imaginário da publicidade, são apresentadas cinco fotografias e uma sequência de imagens em suporte de vídeo concebidas como cinco anúncios, cinco histórias: A caixa que mudou o mundo; O burro e a cenoura; A galinha dos ovos de ouro; Jogos de guerra e O pão que o diabo amassou.

A definição do título destas obras, assente no universo das fábulas e aforismos populares, procura acentuar a ambiguidade de temas como a sedução e a perversão do consumo, o poder, a ambição e a ganância, a ilusão e a promessa da felicidade, o carácter de manipulação e as diversas formas de violência visual, percetíveis ou subliminares, contidas em grande parte do glossário mediático.

Nesta trilogia produto/anúncio/consumidor, da qual o público faz parte, as personagens que compõem a ação e os elementos cénicos escolhidos ora se exortam na sua representação verosímil de género ora sugerem a subversão da dicotomia feminino/masculino.

Cumpre-me finalmente transmitir um agradecimento especial à participação neste projeto das performers Manuela Rocha, Sónia Pereira e Vânia Gala e do performer Gil Mac."
Pedro Medeiros

FICHA ARTÍSTICA
Organização | Entidade Promotora: Saúde em Português - Associação de Profissionais de Cuidados de Saúde dos Países de Língua Portuguesa.
Entidade Financiadora: Programa Operacional do Potencial Humano através da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Organização | Entidade Gestora: Projecto BUH! – Associação Cultural
Apoios: ESEC - Escola Superior de Educação de Coimbra; T. art | Produção de Exposições; CAV | Centro de Artes Visuais.
Parceiro Media: Diário As Beiras