2007


ESTADO DE EXCEPÇÃO
Documentário, Teatro
© Gil Mac - whatever TM
SINOPSE
Documentário
Estado de Excepção é um documentário sobre o CITAC (Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra), um grupo de teatro universitário, revelando a História desde que é constituído em 1956 até ao rescaldo da revolução de 1974. É a história do grupo de teatro universitário e, através dela, da história do teatro em Portugal, revelando duas décadas marcantes da História de Portugal. Através da Academia de Coimbra, o documentário reproduz a vida estudantil, a posição da mulher na sociedade, e a mudança de mentalidades de ser e estar no mundo. Reproduz a censura existente e a luta contra a ditadura, a resistência a um regime que se esgotava, bem como as contradições emergentes da revolução democrática.
O CITAC tem uma herança de 50 anos de vivências em Coimbra. Transporta consigo a possibilidade da formação teatral e cívica de corpos pensantes, constituindo um novelo próprio de um modelo possível, geração em geração, entre os estudos, o teatro, e o drama social. Antes da revolução democrática e através do teatro resistem, escapando às tentativas do governo erradicar os princípios democráticos dentro dos vários grupos da Associação Académica. Depois da revolução, este ethos aparece na crítica e radicalismo, confrontando as possibilidades democráticas e do Estado em construção, e questionando-o através da performance.
O CITAC transporta consigo a história de um país que ainda hoje se procura esclarecer, esse povo que parece incapaz de se inscrever, essa lacuna na consciência que trabalha no nevoeiro como o de José Gil. Mas porque se quer inscrita, esta história, constitui-se como excepção ao comum entrevar da vida portuguesa, um ethos que se mantém até aos nossos dias. O CITAC torna-se assim uma janela aberta para o mundo.

FICHA ARTÍSTICA
Documentário
REALIZAÇÃO: Ricardo Seiça
CÂMARA: Joana Bem-Haja
MONTAGEM: Tiago Hespanha, Luísa Homem
PÓS-PRODUÇÃO DE IMAGEM: João Dias
MISTURA DE SOM: Nuno Morão
DESIGN GRÁFICO: whatever™
PRODUÇÃO: CITAC, Ricardo Seiça
PÓS-PRODUÇÃO: Projecto BUH!, PATÊ FILMES | RAIVA
PATROCÍNIO
Fundação Calouste Gulbenkian; Reitoria da Universidade de Coimbra; 120 anos de Associação Académica de Coimbra
APOIO
TV AAC


SINOPSE
Teatro
Estado de Excepção é também um espectáculo teatral que deve ser lido em função do documentário, a estrear simultaneamente. É um espectáculo de teatro documental sobre a censura do antigo-regime e interpreta a evolução da “história das mentalidades” nessa luta. Baseado nas entrevistas feitas a (ex)citaquianos, na história do grupo e da Academia de Coimbra, oito actores trabalham as diferentes posturas face ao regime nos diferentes momentos históricos, das maneiras de estar e ser na vida, combinando diferentes técnicas teatrais inspiradas na história do CITAC.
O grupo, como uma das excepções que combatiam o regime, transporta consigo a história de um país que ainda hoje se procura esclarecer, esse povo que parece ser incapaz de se inscrever, essa lacuna na consciência que trabalha no nevoeiro como o de José Gil. Porque se quer inscrita, esta história complementa-se na excepção ao comum entrevar da vida portuguesa.
© Eloísa Valdes













FICHA ARTÍSTICA
Teatro
Concepção e direcção: Ricardo Seiça.
Elenco: Ana Linda Borges, Cheila Pereira, José Carlos Pereira, Liliana Abreu, Margarida Cabral, Paula Rita Lourenço, Pedro Fernandes, Tessa Silva.
Nuno Patinho (desenho de luz); Diana Meliciano (operação de luz); Gil Mac e Francisco Correia (banda sonora e operação de som); Margarida Cabral (cenografia); Whatever TM (design gráfico);
criação colectiva (figurinos); Ilídio Design (cabelos); Eloísa Valdes (fotografia); Liliana Abreu, Margarida Cabral, Ana Linda Borges (produção executiva); CITAC, Projecto BUH! (co-produção).

© Eloísa Valdes 

APRESENTAÇÕES

22 a 28 de Novembro, no Teatro estúdio do CITAC, Coimbra;
30 Novembro, no Casino da Figueira da Foz.





O QUASE JUIZ DA BEIRA
Teatro e Comunidade

Este curso de continuidade ao de 2006, resultou na criação de um novo grupo de Teatro, o TASS (Teatro Amador de S. Silvestre), constituído fundamentalmente por jovens. O grupo é também composto por adultos. Todos os elementos participam na representação da LENDA DAS CABRAS, adaptação de uma lenda local de S. Silvestre que envolve dezenas de personagens e que passou a ser representado em todas as Feiras Medievais de S. Silvestre.




SINOPSE
Adaptação da peça de Gil Vicente. Resulta de um curso de teatro intensivo.
O espectáculo é concebido para a representação na rua, explorando as técnicas teatrais apropriadas. Ao longo do recinto em que é apresentado, as diferentes cenas sucedem-se, fazendo o público acompanhar a acção.

FICHA ARTÍSTICA
Direcção Anabela Fernandes

APOIO

Direcção Regional da Cultura do Centro

APRESENTAÇÕES
6 e 7 Outubro, na V Feira Medieval S. Silvestre;
20 Outubro, na IV Exposição de Espantalhos, em Coimbra. Périplo das Freguesias organizado pela Câmara Municipal de Coimbra.